ASTECA


PLANEJAR A APOSENTADORIA.... AINDA DÁ TEMPO?!


Diante da velocidade com que o Governo pretende aprovar a Reforme da Previdência, fica para todos nós a seguinte pergunta: AINDA DÁ TEMPO DE ORGANIZAR MINHA APOSENTADORIA ANTES DA REFORMA?

Infelizmente, com receio das mudanças anunciadas nas regras da Previdência Social muitas pessoas estão dando entrada às pressas em seus pedidos de aposentadoria perante o INSS com o objetivo único de se aposentar antes da Reforma, entretanto, sem calcular o valor do benefício e sem saber se este seria, realmente, o melhor momento. Ou seja, essas pessoas têm pedido suas aposentadorias sem nada planejar.

As consequências muito negativas dessa atitude para os próprios aposentados são: primeiro, a concessão de muitos benefícios com valores menores do que deveriam ter principalmente por falta da documentação completa, a exemplo das pessoas que trabalharam com INSALUBRIDADE e PERICULOSIDADE que, pela pressa para “fugir” da Reforma da Previdência não se informam e não apresentam a documentação correta. Importante ressaltar que nesse caso ainda há, teoricamente, a chance de corrigir o valor através da revisão previdenciária.

Pior é a situação de quem poderia esperar um pouco mais para obter uma MELHOR APOSENTADORIA, mas, por essa pressa e falta de informações, entra com o pedido junto ao INSS e obtém um benefício muito menor, lembrando que a aposentadoria é definitiva, sem chance de arrependimento.

Para evitar tais prejuízos é importante ressaltar que está previsto na Constituição Federal a proteção ao chamado DIREITO ADQUIRIDO que, neste cenário em que há o risco da Reforma da Previdência Social ser aprovada em breve, significa a proteção em favor do segurado de TODOS OS DIREITOS que o mesmo já tinha ANTES da Reforma. Diz a Constituição: “a lei não prejudicará o direito adquirido” (Art. 5., XXXVI, CF).

Por exemplo, se uma pessoa tem o direito de se aposentar antes da Reforma, mas, conforme seu PLANEJAMENTO, decide aguardar mais tempo para se aposentar na expectativa de alcançar uma melhor aposentadoria, mesmo que as regras da Reforma da Previdência sejam piores para esse segurado, com base em seu DIREITO ADQUIRIDO o mesmo poderá aposentar APÓS a Reforma com as regras de ANTES da mudança.

Assim, o ideal é que todo cidadão que pretenda se aposentar faça seu Planejamento Previdenciário conhecendo sua própria situação junto ao INSS, organizando a documentação correta e calculando o valor dos benefícios para assim poder ESCOLHER o melhor momento para se aposentar.

Ficou interessado? Clique aqui para saber mais ou entre em contato por email ou no WhatsApp.

Fonte: Asteca Contabilidade

Comentários