ASTECA


E-Social às portas. Companheiros as providências são urgentes!


O que é e-Social?

É um projeto do Governo Federal que tem por objetivo desenvolver um sistema de coleta de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, armazenando-as em um Ambiente Nacional Virtual.

As empresas passam a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores (como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS) geridos pela CAIXA, INSS, Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego e Receita Federal do Brasil.

Prazo?

A primeira fase inicia-se em janeiro de 2018 para empresas com faturamento superior a 78 milhões anuais e, em junho de 2018, para todas as demais (inclusive as imunes e isentas). Para tanto, precisamos nos preparar para o início da obrigatoriedade com toda a velocidade possível, pois muitas informações que serão solicitadas no eSocial, não possuímos em nosso cadastro atual ou estão desatualizadas.

Problema?

Se o cadastro de cada funcionário ou pessoa que receba vencimentos pela entidade não estiver completo, com dados como tipo sanguíneo, nome atual de casado ou divorciado, dados completos dos dependentes, horário de trabalho, detalhamento do cargo/função, enfim todos os dados pessoais, não será possível o fechamento da Folha de Pagamento e ficarão todos prejudicados, pois o arquivo será enviado em lote, e não individualmente.

O que fazer?

Solicitamos que, até 28 de fevereiro de 2018, sejam enviados os dados completos de todos que estão na folha de pagamento (funcionários, diretores, autônomos, estagiários, menor aprendiz).

Como fazer?

Os funcionários da Asteca procurarão os clientes a partir de janeiro de 2018 para ajudar na coleta dos dados necessários ao cadastro. Enviaremos as planilhas necessárias. Trata-se de medida para tentar garantir que, chegando 1º de março tenhamos todos os dados necessários aqui na Asteca.

Diante do exposto, salientamos a extrema necessidade e urgência de providenciarem a integralidade dos dados cadastrais de todo o pessoal constante em folha de pagamento para que não tenhamos problemas no fechamento da folha através do eSocial, pois, como dito anteriormente, a falta de dados de apenas uma pessoa, comprometerá todos os outros, uma vez a transmissão do arquivo não será possível, impedindo, assim, gerar a folha de pagamento, recibos e guias dos encargos, acarretando, inclusive, em prejuízos financeiros para a entidade.

Acorda peão!

Fonte: José Augusto Azeredo

Comentários