ASTECA


Quem Somos


Em 18 de maio de 1981, a Asteca foi fundada por Yukitaka Mito, antigo dirigente sindical bancário, então administrador sindical, e José Augusto Azeredo, ex-militante sindical metalúrgico, então desempregado, cujo empreendimento teve de ser financiado, no início, apenas pelo ex-bancário. Assim, a Asteca já nasceu sob o signo da solidariedade e da fraternidade, e inspirada nos ideais democráticos,contra qualquer preconceito, seja ideológico, político, religioso, racial ou outro. Nosso objetivo sempre foi o de transmitir aos dirigentes sindicais e às ong's, o patrimônio teórico e a experiência acumulada por nossos fundadores, quer no campo político, quer em matéria de gestão sindical.

A Asteca nasceu, então, com o propósito de, muito além de fazer a contabilidade dos clientes, oferecer-lhes as ferramentas necessárias para consolidar um novo modelo de gestão de entidades sem fins lucrativos, baseado na ciência e na técnica; na competência e na transparência, que implica em democracia e cidadania: nos princípios da honestidade e da moralidade; na organização e no planejamento; e no entendimento da natureza política da administração como parte integrante e indispensável da logística necessária à ação política das entidades sindicais e ong´s. A prática cotidiana desses princípios levou a Asteca a conquistar, desde seus primórdios, o apoio dos dirigentes sindicais mais comprometidos com a luta. Hoje atendemos mais de 100 clientes em todo o Brasil, entre sindicatos, ong's, cooperativas e outras. Com orgulho, contamos com o respeito e a confiança da parcela mais expressiva do movimento sindical de vanguarda.

Yukitaka Mito faleceu em maio de 2006. Registramos aqui nossa eterna gratidão pelo seu espírito solidário e fraterno. Deixou para todos os que o conheceram, uma lição de vida, de honestidade, de decência, de integridade e de luta pelos seus ideais.